Position Paper Produ O Empurrada X Produ O Puxada
1554 palavras
7 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPREscola de Negócios - Administração
Disciplina: Administração de Produção e Operações
PRODUÇÃO EMPURRADA x PRODUÇÃO PUXADA
“Position Paper”
Luiz André Velasques Tomaz
1. INTRODUÇÃO
Este artigo de opinião tem por objetivo falar sobre dois modelos de produção, o push system ou produção empurrada (baseada no Fordismo) e pull system ou produção puxada (baseada no Sistema Toyota de Produção). No desenvolvimento a seguir será apresentado um breve histórico de ambos os processos, separadamente levando em consideração os aspectos positivos e negativos de ambos. Após a visualização dos conteúdos disponibilizados em vídeo, será traçado um paralelo entre os dois sistemas destacando a importância que cada um teve na história da administração de produção e operações.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Produção Empurrada
Sabemos que Ford contribuiu para a administração moderna com a introdução da linha de produção em massa e especialização do operário, onde as tarefas eram realizadas de forma repetitiva e sempre com as mesmas funções. Esse modelo idealizado por Ford caracteriza-se pela produção “empurrada”, onde visava uma maior produção do mesmo item para baratear o processo e aumentar o lucro, com isso se criava estoques enormes. O modelo tomado por Ford passou por diversas evoluções, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das transformações nas relações econômicas e sociais, e contribuiu de forma significativa para transformação do sistema de produção, mudando assim definitivamente o conceito de industrialização.
Este tipo de produção (empurrada) acontece antes da demanda, ou seja, o processo de produção da empresa começa antes mesmo da identificação da demanda, o que significa que a empresa age a partir de uma terceira ordem. Quando ouvimos falar de manufatura do tipo “empurrada” significa que ela produz para estoque e essa produção não se baseia em demanda real.
O modelo de produção empurrada não entende o fluxo