Diabetes conceitos
A diabetes é uma desordem no metabolismo - a forma pela qual o corpo usa a comida ingerida para energia e crescimento. A maioria da comida que as pessoas ingerem é quebrada em glicose, a forma de açúcar no sangue. Glicose é a principal fonte de energia para o corpo.
Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é usada por células para crescimento e energia. Para a glicose entrar nas células é preciso que insulina esteja presente. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, uma glândula atrás do estômago. Quando as pessoas comem, o pâncreas automaticamente produz a quantidade certa de insulina para mover a glicose do sangue para as células. Porém, em pessoas com diabetes, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, ou então as células não respondem apropriadamente à insulina produzida. Desta forma, glicose se acumula no sangue e é eliminada pela urina. Assim, o corpo perde a sua principal fonte de combustível mesmo que o sangue contenha grandes quantidades de glicose.
Diabetes
SINTOMAS
CUIDADOS NA
ALIMENTAÇÃO
A dieta na diabetes corresponde essencialmente de uma alimentação equilibrada. O pilar sobre o qual assenta qualquer tratamento consiste na manutenção de uma dieta adequada, esta deve cobrir as necessidades calóricas e nutritivas do doente.
A quantidade de calorias necessárias depende do sexo, idade, profissão e hábitos de vida. Podendo -se recorrer sempre a diversidade da pirâmide de alimentos.
DIAGNOSTICO
O teste sanguíneo de glicemia em jejum é o preferido para diagnosticar diabetes em crianças e adultos que não sejam mulheres grávidas. O teste é mais preciso quando feito pela manhã. Porém, o diagnóstico para diabetes pode ser feito por qualquer um dos testes seguintes, confirmados por novo teste em dia diferente:
* Nível de glicose no sangue de 126 mg/dL ou maior depois de 8 horas de jejum.
* Nível de glicose no sangue de 200 mg/dL ou maior 2
horas