Conceito de Diabetes Mellitus
Diabetes mellitos é uma desordem metabólica crônica decorrente do estado de hipoinsulinismo. Ou seja: uma decifiencia absoluta (na produção) e ou relativa (no efeito periférico) da Insulina! Em virtude da sua deficiência, os efeitos dos hormônios contrainsulinicos irão predominar, exagerando as reações bioquímicas típicas do estado de jejum: gliconeogenese exacerbada, lançada uma alta da taxa de glicose no sangue, alem de um estado catabólico, com a queima de glicose, proteína e triglicerídeos, liberando na corrente sanguínea mais glicose, aminoácidos, glicerol e ácidos graxos. Alem disso, após uma refeição ou após uma carga oral de glicose, o hipoinsulinisco impedira a capacitação de glicose pelas células (especialmente as células musculares esqueléticas). O resultado final será a hiperglicemia, mantida mesmo no estado de jejum e agravada após uma refeição. (Med Grupo Pag.30 Ciclo2)
Diagnostico e classificação do Diabetes
O Diabetes Mellitus e um grupo de doenças metabólica caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e ou ação da insulina. Sua Classificação, assim como seus critérios diagnostico, vem sofrendo modificações nos últimos anos acompanhando a evolução dos conhecimentos sobre sua fisiopatologia e epidemiologia. Em 1997, a Associação Americana de Diabetes (ADA) propôs nova classificação dos Diabetes, baseada em aspectos fisiopatológicos, dividindo-o em quatro grandes classes clinica diabetes gestacional. Foram eliminados, desta forma, os termos insulinodependentes e insulino-independentes. Esta classificação foi, em seguida, adotada pela Organizaçao Mundial de Saude e Sociedade Brasileira de Diabetes. (Manual de Enfermagem)
Estado da Tolerância a Glicose e Diagnostico
A evolução para a Hiperglicemia mantida ocorrera mantida ocorrera ao logo de um período de tempo variável, passando por estágios intermediários que recebem as denominação de