Diabetes
Diabetes Mellitus
Saiba mais sobre a prevenção desta silenciosa doença.
O Diabetes afeta cerca de 12% da população no Brasil – aproximadamente 23 milhões de pessoas – e está na lista das 5 doenças de maior índice de morte do mundo. Mas há tratamento.
O que é Diabetes?
Diabetes é uma doença metabólica causada por um aumento anormal de açúcar no sangue. Isso ocorre pela falta do hormônio insulina no organismo. A Insulina é a responsável por fazer a glicose (principal fonte de energia do organismo) entrar nas células. Se a Insulina falta ou não consegue agir, há aumento de glicose no sangue, causando o Diabetes.
Quais são os tipos mais comuns de diabetes mellitus e como se desenvolvem?
Existem duas formas de manifestação da doença, são elas:
Diabetes Mellitus Tipo 1 (Falta de Insulina)
Este tipo de Diabetes está ligado à herança genética, se desenvolve por uma destruição das células do pâncreas que impedem a produção adequada de Insulina. A diabetes mellitus tipo 1 também é caracterizada pela produção de anticorpos contra à Insulina. Aparece muito cedo, atingindo jovens, justamente pela herança dos pais e apresenta vários sintomas onde as pessoas perdem peso.
Diabetes Mellitus Tipo 2 (Paralisa a ação da Insulina)
É o tipo mais comum e se desenvolve por uma resistência das células a ação da Insulina. Neste tipo, o pâncreas produz Insulina, mas essa não consegue desempenhar o seu papel que é transportar a glicose do sangue para dentro das células, aumentando assim as concentrações da glicose na corrente sanguínea. A esse fenômeno, os cientistas chamaram de “resistência à Insulina”. É desencadeada normalmente por hábitos não saudáveis, sendo a chance de adquiri-la maior com o avanço da idade, obesidade, pressão alta e gordura no sangue.
Quais os principais sintomas do diabetes mellitus?
Excesso de sede
Aumento no volume de urina
Aumento do apetite
Perda de