Clinica medica
❖ DIABETES MELLITUS
Conceito:
Diabetes Mellitus é uma síndrome de etiologia múltipla, resultante da incapacidade do organismo em manter a glicemia ou seja o nível de açúcar adequado no sangue. É decorrente da falta de produção ou diminuição da produção de insulina e / ou da incapacidade da insulina produzida exercer adequadamente suas funções. Insulina: Hormônio produzido pelo pâncreas, secretado pelas células beta pancreáticas, responsável pela regulação da glicemia no sangue.
Tipos:
Diabetes Tipo I Tem maior incidência na infância e na adolescência, podendo ocorrer em todas as etapas da vida. É uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta pancreáticas produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos e sua ação é uma resposta auto-imune. Os portadores deste tipo de diabetes precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. POIS NÃO HÁ NENHUMA PRODUÇÃO DE INSULINA PELO PÂNCREAS.
Diabetes Tipo II A incidência é maior após os 40 anos. Neste tipo de diabetes há uma resistência a ação da insulina em uma combinação com a deficiência relativa de secreção da insulina. HÁ PRODUÇÃO DE INSULINA, PORÉM EM POUCAS QUANTIDADES.
Diabetes Gestacional Desenvolve durante a gravidez podendo ou não desaparecer após o nascimento do bebê. Ocorre devido a placenta produzir uma grande quantidade de hormônios que são imprescindíveis para o desenvolvimento do bebê, porém estes criam um resistência à ação da insulina no organismo materno. O diabetes gestacional costuma aparecer por volta da vigésima quarta semana de gestação, exatamente no momento em que há maior produção de hormônios pela placenta.
Fatores de Risco:
Fatores de risco para o Diabetes Tipo II • Obesidade • Sedentarismo • Alimentação com excesso de massa, gordura e açúcar • Hereditariedade (casos de diabetes na