Clinica médica
[pic]
Clinica Médica
Professora: Cibele
Sumário
Assistência de Enfermagem nas Afecções Reumáticas 4
Assistência de Enfermagem nas Afecções Otorrinolaringológicas 9
Assistência de Enfermagem nas Afecções Oftálmicas 12
Assistência de Enfermagem nas Afecções Musculoesqueléticas 23
Assistência de Enfermagem nas Afecções Neoplásicas 52
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS AFECÇÕES IMUNOLÓGICAS E REUMÁTICAS
ARTRITE REUMATÓIDE
Definição: é uma doença auto-imune em que se inflamam simetricamente as articulações, incluindo habitualmente as das mãos e pés, originando inchaço, dor e muitas vezes levando à destruição definitiva do interior da articulação.
Incidência:
A artrite reumatóide também pode desencadear uma variedade de sintomas em todo o corpo. Desconhecese a sua causa exata, embora sejam muitos os vários fatores (inclusive a predisposição genética) que podem influir na reação auto-imune. Cerca de 1 % da população sofre desta doença, que afeta as mulheres duas ou três vezes mais freqüentemente que os homens. A artrite reumatóide apresenta-se em primeiro lugar em indivíduos entre os 25 e os 50 anos de idade, mas pode fazê-lo em qualquer idade. Em alguns casos, a doença resolve-se de forma espontânea e o tratamento alivia sintomas em três de cada quatro pessoas. Contudo, pelo menos 1 em cada 10 pessoas fica incapacitada.
Fisiopatologia:
Nessa doença, o sistema imunitário ataca o próprio tecido que reveste e protege as articulações. Finalmente, a cartilagem, o osso e os ligamentos da articulação deterioram-se, provocando a formação de cicatrizes dentro da articulação, que se deteriora a um ritmo muito variável. Artrite reumatóide: aspecto das mãos
Manifestações clínicas:
A artrite reumatóide pode iniciar-se de forma súbita com a inflamação de muitas articulações ao mesmo tempo,