Métodos de ensino
Antes de ser feita a abordagem sobre alguns modelos, métodos e técnicas de ensino, é necessária uma breve definição para a distinção de cada um destes conceitos, de forma a permitir uma melhor compreensão do seu significado. Um modelo de ensino é considerado como uma corrente teórica que pretende contribuir não só para a eficácia da formação mas também para o papel do formador dentro da sala de aula. Assim, um modelo é visto como,
“…uma representação conceptual, ou física, de um processo, ou de um sistema, ou, ainda, de um fenómeno ou de um objecto.
O domínio de aplicação de um modelo científico é definido por aquilo, ou aquela estrutura, que é representado/a no modelo, seja essa estrutura conceptual/abstracta ou física/material.”
(Maria Odete Madeira, 2009)
Pode então afirmar-se que um modelo de ensino apresenta um conteúdo de critérios científicos relacionados com os métodos e técnicas de ensino. Por seu lado, um método de ensino visa o fornecimento de maneiras de proceder, de pensar, de colocar problemas, logo, hábitos de espírito que marcam aqueles que o praticam.
“ O método é um procedimento científico, reflexivamente ordenado, constituído por instrumentos básicos, aos quais se aplica, de forma adequada, a reflexão/conjectura e a experimentação. O método tem por objectivo orientar todo o percurso da pesquisa, de modo a alcançar os objectivos preestabelecidos no projecto de pesquisa. “
(Maria Odete Madeira, 2009)
Por último, a técnica de ensino é entendida como a operacionalização do método, esta deve conduzir, correlacionar, diferenciar, conceituar, sintetizar e reflectir.
Modelos de Ensino
Modelo da Escola Tradicional
Inspirado nas organizações militares e fabris, desenvolveu-se ao longo do séc. XIX, dando importância á ordem externa e á disciplina normativa. É um modelo onde a autoridade não se questiona e onde não se discutem decisões.
“ Trata-se de um