Métodos de Ensino
Métodos de ensino é o caminho para se chegar a um determinado lugar, alcançar objetivos estabelecidos no planejamento.
Existe o método tradicional que exige um comportamento passivo do aluno. Muita das vezes o professor é como o possuidor do poder que deve ser transmitido ao estudante a quem se considera vazio e que precisa encher a sua mente. Tem outro método que é o “moderno”, que consideram o desenvolvimento natural do aluno e a necessidade de aprendizado ativo, participante de descobertas. Isto precisa do todos os sentidos: ver, ouvir, tocar, sentir, experimentar e até provar se for possível.
Cada método procura dar conta de promover aos educando a apropriação do conhecimento necessário a cada momento histórico., importante salientar que as posições pedagógicas nunca foram unânimes ou homogenias.
Entende-se que Método de Ensino e de aprendizagem são expressões educacionais e, ao mesmo tempo, uma resposta pedagógica às necessidades de apropriação sistematizada do conhecimento científico em um dado momento histórico representando um processo dialético de produção. No caso específico da educação escolarizada, por fim o último seria a aprendizagem do aluno de maneira eficaz.
Diante disso, os métodos deveriam propiciar ao aluno aprender de maneira eficiente os conteúdos culturais sistematizado pela humanidade, bem como a aprendizagem de valores, comportamento e ações úteis à sociedade em cada momento histórico.
Portanto, os métodos de ensino e aprendizagem não devem ser lidos e compreendidos de maneira superficial a partir de leituras descontextualizadas e aligeiradas, pois cada método procurou dar conta de promover aos educandos a apropriação do conhecimento necessário a cada momento histórico.
Para escolher os métodos de ensino mais adequados, o professor deve seguir alguns critérios como: objetivos educacionais, experiência didática do professor, tipos de alunos, tempo disponível, entre outros.
1.Método de exposição do professor