Produção Musical
Muita coisa mudou desde que a tecnologia invadiu e reestruturou a forma de funcionamento do mercado de música, antigamente era muito mais difícil se estruturar como artista pois o artista era muito dependente, seja de gravadora, do profissional de engenharia de áudio, seja do dono de estúdio profissional entre outros fatores.
A partir do momento em que se estabeleceu a democratização dos meios de produção musical, o produtor musical iniciante ou veterano se beneficiou pelo fato de ter tudo ao seu controle no que se refere a composição, produção, distribuição e divulgação de seu produto.
Porém , a grande quantidade de material disponível hoje em dia, diante dos adventos da internet e da facilidade de se conseguir produzir um trabalho de qualidade , criou não só concorrências no mercado , mas também uma grande quantidade de material de baixa qualidade, que em decorrência do marketing consegue seu espaço.
Produção Musical : As principais mudanças estruturais
Pode se dizer que o profissional da área de produção musical, antes do aparecimento das novas tecnologias era totalmente dependente de uma estrutura mercadológica montada e administrada pelas grandes gravadoras, ele não tinha a autonomia de questionar , modificar, dar toda a sua energia necessária para que o que saísse de dentro do estúdio de gravação fosse particularmente dele.
E para evoluir dentro da profissão , era preciso conhecer alguém que já fosse do meio das gravadoras e que pudesse de alguma forma integrar a parte interessada ao mercado .
Hoje , o produtor musical encontra a simplicidade tanto no conhecimento da técnica, quanto na garantia de usufruir totalmente da ferramenta produtiva, simplificou-se o acesso tanto ao conhecimento quanto aos bens de produção, seja o interessado, profissional, iniciante ou amador de qualquer classe social e estilo musical.
A montagem e operação de um estúdio , a realização de gravações e