Plano de Aula: Percepção Sonora e Produção Musical
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um plano de aula utilizando de forma direcionada a percepção sonora dos alunos tendo por base o filme “O Som do Coração”, destacando os pontos da trama que mostram o garoto escutando diferentes ruídos da cidade, que podem ser transformados em música, fazendo com que os alunos percebam os sons que estão a sua volta e que normalmente não percebem, partindo desse pressuposto, fazer com que as crianças criem a sua própria música.
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganha-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Plano de Aula
Objetivo
Discriminar sons de diversos ambientes, inclusive o silêncio e a partir dessa atividade fazer com que as crianças criem suas próprias músicas.
Conteúdo
Sons do ambiente da unidade escolar e os que o cercam.
Papel
Lápis
Materias diversos para produção de sons (colher, copo, canetas e etc).
Tempo estimado
Oito aulas
Público – Alvo
4º e 5º ano do Ensino Fundamental I
Desenvolvimento
Contextualizar
1º Momento
Exibir o filme “O Som do Coração” posteriormente fazer uma reflexão com os alunos sobre os diversos sons que o garoto do filme ouvia. O objetivo nesse momento do trabalho é que os alunos percebam que eles também podem criar a partir dos ruídos que ouvem suas próprias músicas.
Trechos selecionados
Cena que mostra o garoto fugindo do orfanato em direção à cidade (21m07s a 22m07s). Trecho em que ele entra na cidade e começa a prestar atenção nos sons (22m55s a 31m05s). Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter experimentado o instrumento, começa a