Produção musical - estúdio
por Miguel Ratton
1.1. Produção e pré-produção musical - configuração mínima sugerida • Computador PC: Intel Pentium III ou AMD Athlon de 900 MHz, com 256 MB de memória, disco rígido de 30 GB, gravador de CD e monitor de vídeo de 17”. Dê preferência por uma placa-mãe de boa procedência (Asus, Soyo, etc) e use o Windows ME ou 2000. Se for usar o Windows XP, certifique-se de que os softwares que você vai usar são realmente compatíveis.
• Placa de áudio: O ideal é ter uma placa profissional com pelo menos 2 entradas e 2 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. É importante que a placa possua os drivers adequados às aplicações que você pretende fazer, sobretudo o novo driver WDM (que lhe permitirá trabalhar com baixa “latência” e sintetizadores virtuais DXi no software SONAR), ou driver GSIF para o software Gigasampler, se esse for o seu escolhido.
Nossa sugestão é a placa Midiman Audiophile 2496, que possui 2 entradas e 2 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), e também interface MIDI In/Out. Ela possui drivers para praticamente todas as necessidades, incluindo WDM, GSIF, ASIO, etc.
• Interface MIDI: Se você pretende usar teclados e módulos sintetizadores, será necessário ter uma interface MIDI que permita a conexão deles ao computador. Se a sua escolha para placa de áudio foi a Audiophile, ela lhe atenderá também como interface MIDI, desde que uma entrada MIDI In e uma saída MIDI Out atendam às suas necessidades.
Caso haja necessidade de uma interface MIDI separada, sugerimos a Midiman Midisport 2x2, que oferece 2 entradas MIDI In e 2 saídas MIDI Out totalmente independentes. Ela é instalada externa ao computador, conectando-se a ele pela porta USB. Possui driver compatível com todas as versões do Windows, desde o 98.
• Software: Você precisará de um software que permita fazer as gravações de MIDI e de áudio, em