PRODUÇÃO MUSICAL NO BRASIL NA VIRADA DO SÉCULO XIX ATÉ 1920
PRODUÇÃO MUSICAL NO BRASIL NA VIRADA DO SÉCULO XIX ATÉ 1920
MARINGÁ
2014
1. A MÚSICA BRASILEIRA ATRAVÉS DOS TEMPOS No período que compreende o final do século XIX até o ano de 1920, temos os seguintes acontecimentos na história da música brasileira:
- Em meados de 1880, temos o surgimento do Choro, o popular “chorinho”, no Rio de Janeiro, através de pequenos grupos instrumentais formados por funcionários de instituições como Correios e telégrafos, Alfandega e Estrada de Ferro Central do Brasil, que se reuniam nos subúrbios cariocas com suas flautas, cavaquinhos e violões. A mágoa e a nostalgia deram o nome ao gênero, sendo a improvisação sua condição básica. No começo da República, outros instrumentos foram incorporados ao Choro, e as festas das quais participavam os chorões já eram chamadas de pagodes. Os músicos Joaquim Antônio da Silva Callado (1848-1880) e o flautista Viriato Figueira da Silva (1851-1883) são dois de seus principais criadores.
- No ano de 1990, o frevo nasce em Recife, Pernambuco. Um dos mais importantes gêneros musicais e danças do país. O frevo é frenético e contagiante, de coreografia individual, muitas vezes improvida, e apoiada no uso de sombrinhas e guarda-chuvas. - Chiquinha Gonzaga compõe em 1899 a primeira marcha carnavalesca da história da música brasileira chamada de “Ô Abre Alas”, um grande e importante sucesso que teve grande influência nas bases inicias da música popular brasileira.
- Já em 1902, temos um fato histórico na história da música brasileira: a gravação do primeiro disco contendo músicas nacionais. O disco tinha foi intitulado de “Isto é bom”, o nome de uma das músicas escritas por Xisto Bahia (1841-1894) e cantado por Baiano (1870-1944), e fora gravado através da gravadora Casa Edison.
- Aproximadamente no ano de 1914 o sertanejo começa a aparecer no cenário nacional com as canções sertanejas que