Produção mensal constante
Previsão de demanda na produção de café.
A apuração do custo de produção exige longo período de acompanhamento, tanto no levantamento dos gastos com a formação, como dos gastos com a produção, que demanda no mínimo dois anos de acompanhamento, se o objetivo final é a demanda de produção de uma lavoura. A tecnologia agronômica empregada (sistemas de produção) para se obter melhor rentabilidade de uma lavoura levando em consideração medidas de impactos ambientais e perfil do produtor (familiar ou empresarial).Além disso, existe a necessidade de se otimizar sistemas e processos na agricultura, e mais especificamente, manter sob gerenciamento otimizado o setor de mecanização agrícola das empresas. Para isso é necessário incrementar a capacidade do sistema com simultânea redução de custos, sejam estes devidos à operação, manutenção, pontualidade na execução das tarefas ou ociosidade do equipamento.
“ Embora se reconheça que sejam necessários grandes esforços para a apuração do custo em lavouras de café, tem sido crescente o conjunto de produtores e de técnicos convencidos de que sem esse tipo de informação a gestão do estabelecimento é algo totalmente amador, com enormes possibilidades de perdas econômicas”.
A cultura do café desenvolveu-se influenciada e influenciando um conjunto complexo de fatores, tais como: cotações internacionais do produto, concorrência de outros países produtores, incentivos governamentais, condições climáticas, disponibilidade de solos férteis, investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, dimensões e dinamismo e inovações voltadas ao mercado interno. Resultado de todo esse processo, a série histórica da produção anual revela uma tendência de longo prazo de crescimento de produção e produtividade do café. A produção brasileira de café cresceu de 18,8 milhões de sacas na safra 1966/67 (ANUÁRIO, 2002), para 45,5 milhões na safra 2008/09 (CONAB, 2009a). No Centro-Sul, o estágio mais adiantado da