Contabilidade Intermediaria
Luana Kristiny Senes - RA: 4997028297
Roberto Ramiro Marcelino Junior - RA: 7479698288
SÃO JOSÉ
SETEMBRO/2014
Conceitos e Exemplos de Depreciação, Amortização e Exaustão
SÃO JOSÉ
SETEMBRO/2014
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo, guiar e entender as características entre os termos comuns na administração de empresas, perante a depreciação do ativo, amortização dos bens e a exaustão dos recursos.
A Exaustão corresponde à perda de valor de bens aplicados na exploração de recursos minerais ou florestais, nada mais é que o custo dos recursos naturais durante o processo de extração.
Já a Amortização parte da diminuição do valor dos bens intangíveis que integram o ativo permanente. A amortização é diferente da depreciação que no caso é pelo o uso, tempo, pois ela tem lugar quando o limitante da vida útil do bem for o tempo.
Os encargos de depreciação serão registrados no resultado de exercício, como despesa ou custo operacional, dependendo da utilização do bem que sofre o desgaste, seja ela uma entidade comercial ou industrial.
2. Depreciação
Também chamado de desvalorização. É quando um bem tangível ou ativo imobilizado perde o seu valor de acordo com o tempo, o desgaste conforme o uso na produção ou desgaste natural do produto.
Na contabilidade a depreciação do bem tangível usado na produção será alocada como custo e os ativos imobilizados que não forem usados na produção será contabilizada como despesas.
A razão da depreciação é a de promover a capitalização das empresas para que o bem que esta sendo usado seja substituído no seu descarte fazendo a empresa poupar recursos que seriam distribuído a sócios ou a acionistas. Exemplo: Em janeiro foi adquirido um bem com vida útil estimada de 5 anos pelo valor de R$ 30.000,00, sem valor residual estimado. Qual será o valor da depreciação? Valor da depreciação =