Instituição
Método de Ensino: Montessoriana
Definição: “auto educação”; o ser humano é capaz de desenvolver-se, pois possui um impulso vital que o conduz e o impele a crescer e buscar desafios continuamente.”
Roda, aula de linha, livre escolha, cantos, roda de história, roda de música, jogos, movimento e brincadeiras.
Conteúdo Programático de Artes
Objetivo Geral:
Fornecer às crianças bases para o desenvolvimento de sua expressão criativa, explorando nas obras de diversos artistas, os aspectos plásticos e poéticos importantes. Proporcionar às crianças estímulos que forneçam o desenvolvimento da psicomotricidade, auxiliando, simultaneamente, na sua percepção espacial e estrutural.
Objetivos Específicos
Desenvolvimento da motricidade fina;
Formar decodificadores de Obras de Arte;
Ampliação da criatividade;
Ampliação da sensibilidade visual, musical e gestual;
Exploração e experimentação de diversos materiais;
Desenvolver por meio de leituras de imagens a habilidade de ver, julgar e interpretar qualidades da obra; compreender elementos e relações no todo; ler significados; comparar imagens.
Problemática:
O conteúdo programático segue na linha para que o aluno tenha continuidade no ano subsequente.
Por motivos financeiros, a professora de Artes por determinação da Coordenação, teve que dar aulas no começo do ano letivo para duas turmas de classes diferentes na mesma sala, com a mesma atividade: Infantil 4 e Infantil 5, sendo três alunos e oito respectivamente, em 45 minutos. A experiência não foi positiva, ambos ficaram desestimulados, pois a fase do Infantil 5 estava adiantada em relação ao manuseio de ferramentas como: tesoura, cola, pesquisas em revistas, etc. Ocorrendo a dispersão do Infantil 4, que precisavam de atenção especial, mesmo porque essa fase de manuseio para essa turma é no período do 2º semestre. Por sua vez, o Infantil 5 tendo o domínio maior, executavam