História do japão
A palavra Japão usada no Ocidente é de origem chinesa e quer dizer “ilha do Sol nascente”. Já aqueles que os ocidentais denominaram de japoneses chamam o seu país de ninhom ou, ainda, nihonjin.
O arquipélago japonês é povoado há milhares de anos. Os ainos dominaram o território por um largo período, sendo pouco a pouco suplantados por outros povos, a maioria de origem chinesa.
Síntese da história do Japão
Período de Nara (710-794)
A cidade de Nara estava situada na capital do reino, tinha 200 mil habitantes, 48 templos budistas, recebia visita de chineses coreanos, indianos e persas. Intelectuais japoneses frequentemente visitavam a China.
Período Heian (794-1192)
Características do Período:
* frequência com que os soberanos abdicavam;
* suspensão da intercâmbio com o continente;
* poder nas mãos do clã Fujiwara;
* "japonização da cultura";
Período Kamakura (1192-1333)
Nessa época, o imperador continuava o soberano supremo, de origem divina, descendente de Amaterasu, a a deusa do Sol.
Foi um período marcado pela simplicidade e funcionalidade da administração.
O declínio do "sistema Kamakura" aconteceu em razão da ameaça dos mongóis, que já havia dominado a China e a Coréia. Em 1281, um tufão destruiu a esquadra mongol que invadia o Japão. Kamikaze, "vento divino", foi a fonte de inspiração dos pilotos japonesas que durante a Segunda Guerra Mundial, lançavam seus aviões contra alvos estadunienses.
Período Ashikaga (1338-1573)
Nesse período, o xogunato era exercido por membros da família Ashikaga, onde ocorreu muitas disputas militares, revoltas e lutas sangrentas que marcaram essa época.
Período Oda-Toyotomi
Foi nessa época que o notável chefe militar Oda Nobunaga, começou o processo de centralização politica e que conseguiu restabelecer uma certa ordem, só que Nobunaga faleceu antes de completar sua obra unificadora. Daí em diante começou várias lutas pelo