historia da arte e da arquitetura do japão
TRABALHO DE HISRTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETRA I
PRIMEIRO PERIODO – NOTURNO
ACADÊMICOS: EMANUELI MORAES, KETLYN KINDEL, RAFAEL COLLA E WALDEFIO ALVES JUNIOR.
ARTE E ARQUITETURA TRADICIONAL DO JAPÃO
PATO BRANCO - PR
JUNHO DE 2015
CONTEXTUALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, SOCIAL E TEMPORAL
O Japão é um arquipélago de cerca de 372.819 km² de extensão, constituído por quatro principais ilhas (que representam 97% de todo território) e outras milhares menores. São 6.852 ilhas no total, sendo apenas 426 as habitadas.
A dispersão de ilhas pelo território japonês contribuiu para a diversidade do clima no país. Mas apesar de variações climáticas, em sua maior parte as quatro estações do ano são bem definidas e a maritimidade (influência da umidade do mar) faz com que o Japão possua um alto índice pluviométrico, sendo um território bastante chuvoso. A temperatura média é de 5 °C no inverno e 25 °C no verão.
Está localizado geograficamente ao nordeste do continente Asiático e entre três placas tectônicas subterrâneas. As falhas destas aliadas aos seus movimentos conferem instabilidade ao território, caracterizando sua vulnerabilidade a abalos sísmicos, tais como: terremotos, maremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Essa atividade geológica fez do Japão um país montanhoso.
É deficiente em recursos naturais, sendo o arroz seu principal e mais famoso grão de cultivo agrícola. Possui poucos rios de água doce e uma vasta área florestal, cerca de 57% do território japonês é coberto por vegetação, mas mesmo apesar desses altos índices suas árvores não são suficientes para atender a demanda de construção civil obrigando os japoneses a importar madeira.
Os grupos étnicos que colonizaram o arquipélago originaram uma população bastante homogênea, que pouco teve contato com outras culturas até o séc XIX. Desde sempre teve certa autonomia governamental, sendo um país bastante independente.
A religião nativa do Japão é o