Associa O De Bombas
ENGENHARIA MECÂNICA COM ÊNFASE EM MECATRÔNICA
ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS EM SÉRIE E PARALELO
Bárbara de Oliveira Tavares
Cristiano Athayde Braga Diniz
Hairton Júnior José da Silveira
Melissa Ferreira Ricoy
Professora: Ana Angélica Machado Maximo
Belo Horizonte
Maio/2015
Objetivo
Obter a curvas Hman = f(Q) para duas bombas e para a sua associação em série e paralelo.
Procedimento experimental
Associa-se bombas, em série ou paralelo, com o objetivo de ampliar o campo de variação da vazão e da altura manométrica, flexibilizar a operação do sistema e aumentar a segurança operacional.
A associação em série visa aumentar a energia fornecida ao fluido e é utilizada em instalações com grandes alturas de elevação ou quando há necessidade do desenvolvimento de grandes pressões. Já a associação em paralelo visa aumentar a vazão recalcada e dar ao sistema uma maior flexibilidade, através da retirada ou colocação de unidades em funcionamento; é muito utilizada em abastecimento de água de cidades e serviços industriais. Para o experimento realizado utilizou-se uma bancada como representado no esquema a seguir:
Figura 1: Vista de frente da bancada de teste da associação de bombas
Com o auxílio do medidor de vazão tipo rotâmetro mediu-se a vazão Q’ (m³/h) que foi lida diretamente na escala graduada no próprio tubo. Para a associação em paralelo considera-se:
Para determinar a altura manométrica de cada bomba utilizaram-se os medidores de pressão, manômetro e vacuômetro.
Onde: M = leitura do manômetro; V = leitura do vacuômetro; Y = cota entre os mostradores do manômetro e vacuômetro.
Considerando y = 0:
Os testes consistiram em simular situações na bancada que possibilitassem o levantamento dados de vazão Q e de pressões M e v para a obtenção das curvas características para alta e baixa rotação das bombas 1 e 2, e também das duas bombas trabalhando associadas em série e em paralelo.
Dados Obtidos