CARNEIRO HIDR ULICO
776 palavras
4 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISENGENHARIA MECÂNICA COM ÊNFASE EM MECATRÔNICA
CARNEIRO HIDRÁULICO
Bárbara de Oliveira Tavares
Cristiano Athayde Braga Diniz
Hairton Júnior José da Silveira
Melissa Ferreira Ricoy
Professora: Ana Angélica Machado Maximo
Belo Horizonte
Abril/2015
Objetivo
Determinar os rendimentos energético (ηt) e volumétrico (ηv) do carneiro hidráulico.
Procedimento experimental O carneiro hidráulico, também conhecido como “aríete hidráulico” é classificado como uma máquina hidráulica mista e tem características de uma máquina hidráulica operatriz e de uma máquina hidráulica motriz, pois, o seu funcionamento origina-se de uma fonte de energia hidráulica proveniente da vazão e queda da água disponível na captação. Funciona em decorrência do surgimento do golpe de aríete, que permite elevar uma parcela da água que nele penetra a uma altura superior àquela de onde a água proveio, sem necessitar do auxílio de qualquer motor externo.
O rendimento volumétrico do carneiro é muito baixo, havendo considerável perda de vazão.
O carneiro possui uma câmara que armazena certo volume de água e de ar, conforme figura 1.
Pelo fundo, a câmara liga-se à tubulação de adução por meio de um orifício guarnecido por uma válvula unidirecional dotada de mola calibrável, ou uma válvula basculante (V).
No conjunto 2, desliza uma válvula motora composta de martelo e castelo. A válvula martelo é dotada de furos, em toda a sua periferia, furos pelos quais verte a água do tubo de adução sempre que a válvula não está em sua posição de fechamento.
Os dois conjuntos - câmara e castelo - estão posicionados abaixo do reservatório de adução na cota H e a câmara está em comunicação direta com o tubo de recalque, conforme figura 2. Estando a coluna em repouso a pressão dentro da câmara deverá ser γh.
Para o funcionamento do carneiro libera-se a válvula martelo do corpo 2 para que se estabeleça um fluxo de água do reservatório na cota H para o exterior,