BOMBAS E INSTAÇÕES HIDRAULICAS
Parte A:Donizetti
Escolha do Diâmetro da Tubulação:
Análise das Necessidades: Tipo do fluído, vazão, pressão, temperatura, condições de contorno, segurança, limitações de recursos, etc.
Escolha do Diâmetro dos Tubos:
Onde QVazão (conhecida) vvelocidade retira da tabela de valores práticos recomendados Ddiâmetro interno do tubo
Após o cálculo de D, normalizar e conferir para ver se está tudo coerente (tirar a prova substituindo o valor de D normalizado e calcular v, para ver se esse novo valor ainda está dentro da faixa adotada inicialmente).
Tubo Galvanizado: Tubo que recebeu uma camada de Zinco para aumentar a resistência à corrosão. Tubos soldados não podem ser galvanizados, pois o calor da solda estraga o tratamento.
Carga: Energia por unidade de peso de fluido.
Perda de Carga (Hp): Energia perdida por cada unidade de peso do fluido
Carga Manométrica da Bomba (HB): Energia que a bomba é capaz de fornecer para cada unidade de peso que passa por ela, principalmente na forma de carga de pressão. O diâmetro da tubulação de recalque da bomba é SEMPRE menor ou igual ao diâmetro da tubulação de sucção.
Carga Estática (Hest): Soma das cargas necessárias que NÃO dependem da vazão. Pode ser positiva, negativa ou nula.
Sempre que possível, fazer a troca de:
Curva Característica da Instalação (C.C.I.): Se a energia der negativa, não é necessária a instalação de bomba para a instalação hidráulica funcionar. O ponto onde a CCI corta o eixo da vazão (Q) significa a vazão máxima (Qmáxima) sem uso de bomba.
Vazão de Projeto (Qproj): Acréscimo de 10% a 20% de segurança para cobrir a incerteza de projeto, principalmente relativa à Hperdas, que possui muitas variáveis com pouca exatidão CConsumo (Qnecessária)
Ponto de Funcionamento: Ponto de intersecção entre a CCI e a CCB
Associam-se bombas para que não haja a necessidade de encomendar bombas especiais para atingir valores de HB e Q que uma bomba