Hanseniase
A ENFERMAGEM NO TRATAMENTO E PREVENÇÂO DA HANSENÍASE
Salvador
2013
LUDIMILA CEDRAZ
A ENFERMAGEM NO TRATAMENTO E PREVENÇÂO DA HANSENÍASE
Anteprojeto apresentado a disciplina de práticas investigativas II a fim de avaliação, sob orientação da professora Giordana Gonzaga, 4º semestre do curso de enfermagem, da Unijorge.
Salvador
2013
RESUMO
A hanseníase é uma doença antiga, mencionada em textos bíblicos como lepra, uma doença incapacitante, que excluía da sociedade as pessoas contaminadas. No
Brasil, os primeiros relatos de casos de hanseníase datam do fim do século XVIII. Em
1975 o termo "lepra" foi abolido dos textos oficiais por uma lei federal. A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Leprae, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, principalmente lesões de pele e de nervos periféricos, acometendo principalmente olhos, mãos e pés. É de suma importância seu diagnóstico precoce para evitar maiores complicações e reduzir o número de pessoas infectadas. Constitui-se importa a assistência de enfermagem na prevenção de agravos, educação em saúde, conscientização da população, seriedade do tratamento, reabilitação e prevenção. A hanseníase tem cura, e seu tratamento encontra-se disponível nos postos de saúde do SUS e é totalmente gratuito.
Palavras Chave: Hanseníase, prevenção, tratamento e cuidados de enfermagem. ABSTRACT
Leprosy is an ancient disease, mentioned in biblical texts as leprosy, a disease disabling society that excluded people infected. In Brazil, the first reports of leprosy cases dating from the late eighteenth century. In 1975 the term "leprosy" was abolished from official texts by a federal law. Leprosy is an infectious disease caused by
Mycobacterium leprae, manifested by signs and symptoms dermatoneurológicos mainly skin lesions and peripheral nerves, affecting mainly the eyes, hands and feet.
It is extremely important