aluno
2014
INDICE
1. ENERGIA NUCLEAR E IMPACTO AMBIENTAL
A Energia Nuclear e seus aspectos ligados ao meio ambiente, devemos primeiro conhecer o chamado ciclo do elemento combustível nuclear. Esse ciclo inicia-se na etapa de mineração de urânio. A porcentagem de urânio nos minérios, normalmente, é baixa, menos do que 1 %%. Desse modo, grandes quantidades de material têm de ser trabalhadas para se obter a quantidade necessária de urânio para o funcionamento de um reator nuclear durante um ano.
Esse planejamento deve incluir: a geração de poeiras, a utilização das águas e a recuperação da área degradada após o fechamento do empreendimento. Dessa forma, associa-se a mineração de urânio ao seu processamento.
2. VANTAGENS DA ENERGIA NUCLEAR
A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis.A geração hidrelétrica,a geração a partir da energia nuclear apresenta vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios,evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis.Outra vantagem da energia nuclear em relação á geração hidrelétrica é o fato de que a energia nuclear é imune á alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.Já que a maior parte(cerca de 96%) do combustível nuclear queimado é constituída de Urânio natural,uma grande parte do combustível utilizado nos reatores nucleares é reprocessado em plantas de reprocessamento como a Urânio no Novo México.Cerca de 60% do combustível nuclear é mandado diretamente para o reprocessamento.O reprocessamento visa enriquecer o urânio exaurido,tornando possível que ele seja novamente utilizado como combustível.
3. DESVANTAGENS DA ENERGIA NUCLEAR
O rejeito radioativo de usinas nucleares é normalmente baixo, mas representa um problema, pois os elementos contidos no combustível queimado,