Gravitacao Universal
O Sol atrai os planetas
Isaac Newton, através das leis dos movimentos, estabeleceu que, um corpo para descrever uma trajetória circular, deve estar sob a ação de uma força centrípeta. Ele concluiu que um planeta devera atuar sempre uma força F, dirigida para o centro de sua orbita, ou seja, para o Sol. Em virtude de a força estar voltada para o Sol, Newton atribuiu a existência dessa força a uma atração que o Sol estaria exercendo sobre os planetas.
A Terra atrai a Lua e os corpos próximos a ela
Newton, percebeu, que da mesma maneira que o Sol atrai a Terra, a Terra atrai a Lua e os outros corpos próximos a ela. Pois ha uma força centrípeta atuando sobre a lua e sobre os corpos , esta força é a atração que a Terra exerce sobre eles.
A lei da gravitação universal
o Sol atrai os planetas; a Terra atrai a Lua; a Terra atrai todos os corpos próximos a ela Com essas observações ele concluiu:
Ha uma força de atração mutua entre dois corpos matérias quaisquer, que eh denominada força gravitacional ou força da gravidade.
A gravitação universal, eh o nome dado a uma atração entres dois corpos materiais, então na verdade não existe uma força de atração exercida apenas pelo Sol e a Terra, mas sim entre dois objetos quaisquer. A atração é mutua, ou seja, tanto o Sol atrai um planeta como o planeta também atrai o Sol.
Expressões matemática da lei da gravitação universal
Newton notou que era possível calcular a força de atração gravitacional entre dois corpos. Ele percebeu que quanto maior as massas dos corpos, maior a força de atração entre eles e, quanto maior a distancia entre os corpos, menor ela é.
Supondo, por exemplo, dois corpos de massas m1 e m2, separados por uma distancia de d (imagem), Newton mostrou que o modulo da força F de atração gravitacional entre eles era dado pela seguinte lei:
Lei da Gravitação Universal
Dois