JAPÃO ANTIGO
O Japão é formado por um conjunto de ilhas ao leste da Ásia no oceano Pacífico.
Devido a tal distância dos outros países, o Japão ficou por muito tempo isolado e habitado por poucas dezenas de grupos familiares sem contato com o mundo exterior.
Esses grupos denominados “Clãs” viviam em constante guerra, até que um grande guerreiro, Jimmu, derrotou todos os outros Clãs e unificou o lugar, trazendo em seguida um período de calmaria, onde o povo passou a ter mais tempo para se preocupar o o bem-estar e em desenvolver a rica cultura japonesa.
INFLUÊNCIA CHINESA
Devido a proximidade entre o Japão e a China, foi para lá que foram enviados durante séculos milhares de estudantes japoneses com o intúito de aprender sobre a avançada cultura milenar chinesa, a escrita, a religião e as formas de gorvernar o seu povo.
Apesar de o Japão já ter desenvolvido sua própria religião baseada na reverência a diversas forças da natureza representada por vários deuses, uma das coisas mais importantes aprendidas por eles com os chineses foi uma nova religião, o Budismo.
Apesar da capacidade do japonês em absorver, imitar e acabar por assumir elementos da cultura estrangeira, eles utilizavam isso como forma de complementar sua própria cultura, somando características particulares.
Devido a tantas influências, e também as distintas técnicas e manifestações artísticas oriundas das diversas civilizações que compões a história do antigo japão, a variedade tão grande de meios de expressão e estilos artísticos presentes no japão.
O Pincel sempre foi o preferido dos japoneses. que praticam a pintura e a caligrafia tanto no plano profissional, quanto também como passatempo. Até os tempos modernos, sempre se utilizava o pincel, e não a pluma, para escrever. Para os artistas, a escultura era um meio de expressão muito menos eficaz; a maior parte dela está relacionada com a religião e sua importância diminuiu com a decadência do budismo tradicional. Já a cerâmica