China e Japão antigos
China Antiga
China Antiga Economia Assim com o Egito a china era um império de regadio (irrigação hidráulica). Cultivavam trigo, cevada, painço, sorgo e arroz.
Criaram diques, represas e canais de irrigação para melhorar sua agricultura e dedicavam-se à produção de cerâmica e sofisticada porcelana. Cultivavam também amoreiras para a criação de bicho da seda. A fabricação de seda era uma arte milenar e bastante apreciada pelos Chineses e seu comércio era feito com indianos e árabes. Rota da seda, foi como ficou conhecido os caminhos pelos quais as caravanas chinesas passavam vendendo e comprando mercadorias. Política No sec. IV os chineses tinham unidade cultural, mas não unidades política nem governo centralizado. Estavam divididos em diversos reinos que viviam em guerra. Esse período da história da china ficou conhecido como período dos “reinos guerreiros”
Os principais eram: Chin, Chao, Chu, Chi, Han, Wei e Yen .
A China imperial: A dinastia Chin (ou Quin) No ano 221 a.C., Qin Shi Huang (ou Hoang-Ti) pôs fim às lutas dos Reinos Combatentes e fundou a dinastia Qin (Chin). Hoang- Ti unificou a região e criou o reino da China, tornando-se o 1° imperador.
Qin Shi Huang unificou as letras, a unidade de medida, a moeda, estabeleceu o sistema de prefeituras e distritos, construiu o palácio imperial, a tumba e a residência temporária para si próprio, em Xianyang e Lishan.
A dinastia Han No final da dinastia Qin, Liu Bang, de origem humilde e Xiang Yu, general aristocrático, acabaram lutando pelo domínio de Qin. Depois de alguns anos Liu Bang venceu a