Fundamentos de administração
A organização surge a partir do desejo de duas ou mais pessoas de alcançar um objetivo em comum entre elas. É considerada um dos sistemas mais complexos, pois, é formada por pessoas diferentes, com pensamentos diferentes gerando um desafio para a administração.
São vistas como sistemas, para facilitar e ter um ponto comum de referência, permitindo tomar uma abordagem geral para estudá-las, analisá-las e estabelecer princípios e soluções.
Dentro de casa organização, existem diferentes atividades de transformação que podem ser chamadas de subsistemas, separados com seus próprios processos de entradas-saídas, interelacionados e interagindo com outros sistemas. São principais: humano/social, administrativo/estrutural, informacional/decisorial e econômico/tecnológico.
O ambiente de trabalho está em constante mudança da mesma forma que o mundo. O ambiente geral consiste em todos os fatores externos de uma organização, que representam restrições nas quais todas as empresas devem operar. Também pode ser chamado de macro ambiente que é constituído por forças indiretas que podem afetar os administradores. São elas: ambiente tecnológico, ambiente econômico, ambiente político-legal, ambiente sociocultural, e ambiente internacional.
O ambiente das tarefas é composto por: clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiro estratégicos que envolvem cada organização.
O ambiente interno é constituído por: proprietários, empregados, administradores e ambiente-físico de trabalho.
A ética deve estar presentes em todas a organizações, embora seja um desafios para os administradores conduzir as atividades de forma ética, isso se faz necessário, pois reflete costumes e moral entre as relações humanas.
Visão socioeconômica, é a visão que os administradores devem ter, em relação ao bem-estar social. Elas devem além de visar os lucros da empresa, visar também questões sociais e ambientais.
O tamanho das organizações é um fato bastante observado.