faculdade
Considerando os fatores edáficos e o seu manejo, podemos afirmar:
1 - (V) A abertura de trincheiras tem muito a nos ensinar sobre os solos de uma determinada área, assim temos a oportunidade de compreender o histórico de área, os limitantes químicos e físicos e o comportamento de variedades dentro das condições edafo-climáticas locais.
2 - (F) Em solos férteis, com argilas montmorilonita, os colóides cedem nutrientes periodicamente, não se observando sintomas de nematoides em raízes ou em parte aérea.
3 - (V) Como discutido em sala de aula, o P passou a ser um fator limitante em algumas propriedades, pois ao longo dos anos fixou-se cada vez mais às argilas, com isto, nossas expectativas são de que os produtores consigam corrigir este problema, diminuindo assim os sérios problemas de raízes superficiais, e melhorando lavouras com incidência nematológica.
4 - (V) Os erros com calcário tendem a aumentar a alcalinidade, o que normalmente é acompanhado de diminuição na taxa de absorção de micronutrientes, assim as plantas ficam mais vulneráveis ao ataque do nematoide dos cistos.
5 - ( F ) Os solos alcalinos tendem a ter sérios problemas com os nematoides em geral, uma vez que os antagonistas naturais do solo não se multiplicam nesta condição química.
6 - (F) A produção de raízes é influenciada pela adubação, assim ao aumentarmos os teores de nutrientes no solo teremos a chamada sobrevivência sem perdas.
Na relação entre níveis de incidência e perdas, observamos que:
7 – (V) Ao se realizar o Congresso Brasileiro de Nematologia, contamos com a participação de Agrônomos e Pesquisadores com grande interesse por um problema que vem se agravando a cada ano nas condições do Brasil Central. As causas deste problema são a utilização de fungicidas, reduzindo o antagonismo natural do solo, não utilização de rotação de culturas, contribuindo para o aumento populacional a cada ano e baixo