ATPS PCP
Aula-tema: Previsão de demanda
A previsão da demanda é a base para o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento eficiente. Uma boa previsão permite à organização integrar os processos de produção, distribuição e gestão de estoques de forma a responder rapidamente às mudanças na demanda do mercado.
A empresa escolhida para elaboração do trabalho foi a Odebrecht Agroindustrial, que produz energia renovável e limpa. Fornece ao mercado interno e externo dois tipos de etanol combustível (álcool anidro e álcool hidratado), energia elétrica e açúcar VHP.
Etanol hidratado carburante:O produto é utilizado no abastecimento de carros movidos a etanol ou carros flex no mercado doméstico brasileiro.
Etanol anidro carburante: O produto é misturado a gasolina de forma a melhorar sua octanagem. A mistura é feita em proporção distinta em função da legislação de cada país.
Etanol hidratado: Utilizado para fins industriais, o etanol também é matéria-prima para indústrias químicas e petroquímicas.
Previsão de demanda
As usinas brasileiras trabalham em um modelo de produção flexível entre os produtos açúcar e etanol, estando o direcionador para a decisão de produção relacionada, entre outros fatores, à estratégia comercial das usinas mistas, a qual depende da relação entre os preços dos dois produtos. No gráfico abaixo, apresenta-se a projeção de demanda entre esses dois derivados principais e verifica-se a diminuição da proporção de uso de cana para o açúcar em uma expectativa de menor crescimento desse mercado em relação ao crescimento do mercado de etanol.
Os componentes climáticos são responsáveis pela maior expressão de produtividade da cana-de-açúcar são: temperatura (16ºC a 33ºC), alta incidência de radiação solar e disponibilidade de água no solo, ou seja, ela é considerada uma planta essencialmente tropical. Apesar da cultura se desenvolver em uma boa amplitude térmica, estudos indicam que temperaturas inferiores a 21ºC reduzem