PL
Perfil da Demanda.
O ponto de partida é obter o perfil da demanda ao médio prazo, para estabelecer o planejamento de sua cadeia produtiva, assim definir uma linha de ação estratégica de utilização dos recursos necessários.
A demanda prevista está mensurada em toneladas de suco de laranjas/mês, baseada em dados históricos do período de janeiro-dezembro de 2014, onde foram escoados ao mercado 7776 toneladas de suco de laranja que correspondem a aproximadamente 40% de todo o volume exportado pelo Brasil.
Demanda distribuída mensalmente, apontamento histórico de 2014
Gráfico de distribuição da demanda mensal.
A demanda média pode ser obtida através do somatório anual divido pelo ciclo de12 meses, período de janeiro a dezembro, com resultante é de 648 toneladas de suco de laranja por mês, logo, este indicador deve ser admitido como condição mínima ou produção mensal constante. Este volume de produção deve estar em conformidade com a capacidade do sistema produtivo e serve como dado de entrada para determinarmos o planejamento agregado.
É importante observarmos que a existência de estoque absorve as variações. Em nosso planejamento projetamos o estoque final como “zero” e determinamos o estoque inicial necessário para atender a demanda prevista.
Onde, EI + P – D = EF
EI = Estoque inicial/mês
EF = Estoque final/mês
P = Produção mensal, capacidade mínima (648 t/mês)
D = Demanda prevista/mês (dado histórico/2014)
Nesta relação observamos que a projeção do menor valor de estoque final, ocorreu no mês de Fevereiro, sendo que não existe o estoque negativo, e sim que na verdade, ocorreria que