Acidente Nas Ind Strias
ISABEL DE CASTRO MAIA
ACIDENTES TÍPICOS NO AMBIENTE INDÚSTRIAL
HIGIENE DO TRABALHO
CAMPOS MADUREIRA
2014
INTRODUÇÃO
Segurança do trabalho é um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa e das indústrias. A proteção dos profissionais envolvidos nos setores de produção e até mesmo de outros departamentos é sinal de responsabilidade social da empresa em relação aos seus colaboradores, o que garante também uma produtividade contínua, sem afastamentos dos funcionários por lesões e uma qualidade de vida muito boa dentro do ambiente de trabalho. Para saber como impedir ou amenizar ao máximo os acidentes, antes é preciso saber: o que é acidente de trabalho na indústria?
Acidente de trabalho é considerado todo e qualquer tipo de lesão que aconteça com os funcionários durante o expediente ou mesmo quando o trabalhador está prestando serviços para a empresa fora do local e do horário habitual de trabalho. Qualquer tipo de lesão corporal ou perturbação que provoque riscos de morte, amputações ou afastamento do trabalhador permanentemente ou temporariamente é considerado acidente de trabalho.
Os acidentes de trabalho na indústria e nas empresas em geral possuem algumas peculiaridades e podem ser caracterizadas como: acidentes que ocorrem em viagem a serviço da empresa, acidentes quando o trabalhador está prestando serviços dentro ou fora da organização, doenças provocadas pelo tipo de trabalho e pelas condições que ele proporciona e acidentes que aconteçam no trajeto de ida ou volta do trabalho.
Os acidentes de trabalho podem ser classificados em duas situações diferentes: a primeira é o ato inseguro, em que atividades de risco são exercidas pelo profissional com total consciência de que haver lesões e, mesmo com o uso obrigatório de EPI’s, o profissional age com negligência ao não utilizar os equipamentos de segurança individuais. A segunda situação é a condição insegura, em que é o próprio