Antropologia
0.2 em 0.2 pontos
Podemos entender, grosso modo, o conceito de Ind˙stria cultural de Adorno e Horkheimer criado na dÈcada de 40 do sÈculo passado como sendo:
ìA ˙ltima express„o da alienaÁ„o humana sob a Ègide da sociedade de mercado, que, ao produzir entretenimento (popular, refrescante, acessÌvel), retira dos grupos sociais objetivo a capacidade de produzir cultura,reduzido-os a condiÁ„o de meros consumidores de mercadorias culturaisî.
Resposta
Resposta Selecionada: Verdadeiro
Resposta Correta: Verdadeiro
ï Pergunta 2
0 em 0.2 pontos
S„o considerados grupos produtores detentores de conhecimentos e expressıes culturais tradicionais aqueles que:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Compartilham e co-participam de espaÁo intersubjetivo de valores Èticos, estÈticos e morais expressos em corpos estruturados de simbologias, mitos, rituais e expressıes artÌsticas respons·veis aos processos de auto-identificaÁ„o e reconhecimento extrÌnseco de sua singularidade identit·ria;
Resposta Correta: e.
Todas as alternativas est„o corretas.
ï Pergunta 3
0.2 em 0.2 pontos
Leia com atenÁ„o o texto abaixo e responda a quest„o proposta: ìSurgimos da confluÍncia, do entrechoque e do caldeamento do invasor portuguÍs com Ìndios silvÌcolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravosî (RIBEIRO, 2005: 19).
O povo brasileiro foi concebido de maneira violenta e da mistura de trÍs grandes povos e culturas distintas dentro de cada uma dessas matrizes. Em relaÁ„o ìMatriz Lusitanaî, È correto afirmar que esse povo j· era miscigenado antes do processo das ìGrandes NavegaÁıesî e da conquista da terra que seria chamada de Brasil?
I-Sim pois o povo portuguÍs era j· um povo miscigenado antes da conquista do Brasil, principalmente com ·rabes, ciganos e judeus.
II-N„o pois a matriz lusitana È o traÁo ìbrancoî da miscigenaÁ„o do Brasil;
III-Sim pois na realidade o ìbrancoî que chega ao Brasil È muito mais ·rabe do