Domingues Et Al 2011 Aulas De EF Escolar
Artigo Original
Intensidade das aulas de educação física em escola pública e privada mediante medida objetiva
Intensities of physical education classes in public and private schools by objective measurements
DOMINGUES SF, MENDES ABE, FREITAS HC, MOURA BP, AMORIM PRS.
Intensidade das aulas de educação física em escola pública e privada mediante medida objetiva. R. bras. Ci. e Mov 2011;19(2):26-32.
RESUMO: A Educação Física (EF) Escolar é uma das principais oportunidades de acesso à prática de atividade física (AF) orientada para adolescentes. O objetivo deste estudo foi quantificar e comparar as intensidades das AF praticadas na EF em escola pública (EPU) e privada (EPR), além de identificar a contribuição relativa dessas aulas para o alcance das recomendações diárias de AF (RAF). A amostra foi composta por 29 alunos de EPU (16,1 ± 0,67 anos) e 27 alunos de EPR (15,96 ± 0,71 anos). As intensidades de duas aulas de EF em cada escola foram verificadas através do registro da frequência cardíaca e classificadas segundo Armstrong (1998). Utilizou-se o teste de Kolmogorov–Smirnov para testar a normalidade e Mann-Whitney entre os grupos (p ≤ 0,05). Foram verificadas diferenças significativas (p<0,05) apenas nas intensidades moderadas, com a EPR apresentando maior tempo nessa intensidade. A prevalência das AF realizadas na EF, classificadas como moderadas a intensas, foram de
17,5 min. na EPU e de 18,0 min. na EPR. O tempo total da EF que contribuíram para as RAF foram 21,5 e
19,5 min., e a duração total das aulas foram de 33,5 e 30,0 min. para a EPU e EPR, respectivamente. As
AF realizadas na EF classificaram-se como moderadas a intensas, porém menos de 50% atingiram as intensidades da RAF. Sugere-se a otimização do tempo das aulas de EF para maior contribuição ao alcance das RAF.
Sabrina F. Domingues1,2
Alfredo B. E. Mendes1,2
Henrique C. Freitas1,2
Bruno P. de Moura1,2,3
Paulo R. dos S. Amorim1,2
1
Programa
Pós-Graduação