Produção do biodiesel e do sabão
Produção do biodiesel e do sabão
24/03/2014
Venda do pinheiro
Química A
2013/2014
Resumo
Neste trabalho, iremos abordar duas experiências: a produção do sabão e a produção do biodiesel, em que estas estão lecionadas no âmbito da disciplina de química do décimo segundo ano na unidade dois- combustíveis, energia e ambiente. Irei começar com uma breve introdução, onde irei explicar o que consiste o processo de saponificação e o processo de transesterificação. Também estão referidos os processos utilizados nas duas experiências e os seus resultados.
Esta atividade laboratorial tem como objetivo executar a planificação e a criação de uma unidade de fabrico de biodiesel, a partir de óleos alimentares usados e produzir sabão a partir de óleos alimentares usados.
Introdução
Os combustíveis fósseis são substâncias formadas por compostos orgânicos, de origem mineral que se podem combinar com o oxigénio, libertando energia com elevada temperatura. Para a existência destes compostos orgânicos, intervêm fatores como a pressão, o calor, o tempo e a ação de bactérias anaeróbicas. Como estes recursos demoram milhares de milhares de anos, são considerados recursos não renováveis. Existem vários combustíveis fósseis, tais como: petróleo, carvão, gás natural, entre outros.
No entanto, para além dos recursos serem não renováveis, também causam um grande impacto ambiental, uma vez que com a utilização destes recursos, irão libertar grandes quantidades de gases que poluem para a atmosfera. Para resolver estes dois problemas, começámos a utilizar outros combustíveis renováveis, como por exemplo o biodiesel.
O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir da reação química de líquidos, óleos ou gorduras com um álcool, na presença de um catalisador. Esta reação denomina-se de transesterificação (cisão de um éster - RCOOR’- quando reage com um álcool - R’’OH-, podendo ser