Produção de Biodiesel
Vanessa Paula da Silva
Manoel Aguiar Neto Filho
Paulo Genite Neves Neto
Carla Silva de Souza
Resumo: A produção do biocombustível (biodiesel) a partir de óleos vegetais de uso culinário foi uma grande descoberta que facilitou muito a vida das pessoas. O biodiesel pode ser produzido a partir de óleos de origem vegetal ou animal e de alcoóis como metanol ou etanol, nesse processo de produção ocorre a reação de transesterificação. O objetivo desse experimento foi produzir biodiesel a partir do óleo de milho utilizando como solvente o éter de petróleo, no entanto o resultado não foi satisfatório, pois houve a formação de sabão através da reação de saponificação devido a algumas condição adversas no decorrer do experimento. Palavras-chave: Biodiesel; Transesterificação; Saponificação; óleo vegetal de milho.
1- INTRODUÇÃO
Há muito tempo o homem busca por novas ferramentas que possam auxiliá-lo em seu cotidiano. Esta busca por facilidades levou ao desenvolvimento de novas descobertas que tornaram cada vez mais fácil a vida das pessoas. Duas dessas descobertas foram o surgimento do sabão e a produção do biocombustível (biodiesel) a partir de óleos vegetais de uso culinário.
O biodiesel pode ser produzido a partir de óleos de origem vegetal ou animal e de alcoóis como metanol ou etanol. Através de uma reação de transesterificação, são obtidos ésteres e ácidos graxos que possuem as mesmas características de um óleo diesel. (PEREIRA, et al.,2012). O processo inicia-se juntando o óleo vegetal comum álcool (metanol, etanol, propanol, butanol) e catalisadores (que podem ser ácidos, básicos ou enzimáticos). Para o método mais comumente empregado, utilizando-se do metanol, obtém-se um éster metílico de ácido graxo e glicerina como subproduto, que é removida por decantação. (PETROBRÁS, 2009).
Devido à possibilidade de reversão do processo de transesterificação, o álcool (no caso agente