produção de biodiesel
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PRODUÇÃO DE BIODIESEL
IRECÊ-BA
OUTUBRO-2014
KÉDINA MIRELLA NEIVA MACHADO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PRODUÇÃO DE BIODIESEL.
Relatório apresentado ao prof. José Airton M. Carneiro da disciplina de PPBIO II– Processos de Produção de Biocombustíveis II, referente ao III bimestre, cumprindo com as normas avaliativas do mesmo.
IRECÊ
OUTUBRO-2014
1. Introdução
Ao analisarmos à nossa volta constatamos sem esforços a substituição dos combustíveis fosseis por fontes renováveis de energia, pois estes contribuem para uma diminuição dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera, e o biodiesel é um exemplo. O Relatório a seguir tem como objetivo o aprendizado dos alunos para com a produção do biodiesel no protótipo.
Biodiesel é um combustível originado de fontes renováveis produzidos a partir de óleos vegetais (babaçu, soja, mamona, dendê, algodão, girassol etc.) ou gordura animal e um álcool (metanol ou etanol), na presença de um catalisador ácido ou básico, processo chamado de transesterificação. Apresenta características parecidas com o óleo diesel mineral e com a vantagem de ser ecologicamente correto. Os óleos vegetais são produtos naturais constituídos por uma mistura de três ésteres ligados a uma molécula de glicerina ou glicerol (triacilgliceróis ou triglicerídeos), cujos ácidos graxos contêm cadeias de 8 a 24 átomos de carbono com diferentes graus de instaurações.
Então o Desenvolvimento Sustentável, busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades.
2. Objetivo
Este relatório tem por objetivo