biodiesel
1. É melhor começar com um pequeno lote de biodiesel para ver como funciona o processo. Meça os ingredientes na proporção adequada. Para 1 L de óleo vegetal que precisa de 5 g de soda cáustica e 200 mm de metanol. As proporções irá permanecer o mesmo para lotes maiores, mas começar com a produção de um único litro de biodiesel.
2. Em uma pequena jarra de vidro adicionar a soda cáustica para o metanol, coloque a tampa no frasco, e agite vigorosamente até que a soda cáustica é dissolvido. A mistura resultante é muito perigosa, por isso lide com isso com cuidado. Utilize o respirador durante este processo até que o líquido seja misturado com o óleo.
3. O óleo vegetal deve ser aquecido em uma panela a 50ºC. Despeje o óleo em uma garrafa de vidro de 2 L. Adicione a mistura de metanol e soda cáustica, sele o frasco e agite vigorosamente durante pelo menos 10 minutos.
4. A mistura de óxido de petróleo e metanol tem de ficar em repouso durante pelo menos 24 horas. Dentro da primeira hora verá uma substância escura separar para fora na parte inferior da garrafa. Quanto mais escura a substância é a glicerina, e o mais claro líquido em cima é o biodiesel. Após 24 horas, decante cuidadosamente o biodiesel para outro frasco, deixando a glicerina atrás. A glicerina é usada em fabricação de sabão, tão próxima que você pode adicionar sabão para suas habilidades de fabricação de casa.
5. O biodiesel tem de ser “lavado”, removendo o sabão formado no processo. Adicione 1 xícara de água destilada e agite suavemente até que a água com sabão aparece. Uma vez que o