fisica tudo sobre
Fazer o estudo de um movimento implica não só identificá-lo, classificá-lo e conhecer formas adequadas para o descrever, mas também fazer a associação com as causas que lhes deram origem, as suas variações e transformações.
Aristóteles foi um filósofo grego, nasceu em Estagira, na Calcidica. A Fisica Aristotelica e caracterizada pela distinção dos movimentos em naturais e violentos.
Para Aristóteles um corpo só pode permanecer em movimento se existir uma força que actue sobre ele. Era defensor da Teoria Geocêntrica - a Terra estava parada no centro do Universo, limitado e finito, e o Sol e outros astros moviam-se em torno dela.
Segundo Aristóteles, objectos com massas diferentes caíam a velocidades diferentes
NEWTON
Se um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto.
Newton propôs que toda força de ação estava associada a uma força de reação, assim, numa interação entre dois corpos teremos um par de forças. É importante lembrar que as forças de ação e reação estão aplicadas em corpos distintos e, portanto, nunca se equilibram.
As leis de movimento de Newton explicam o movimento de carros, aviões ou quaisquer outros objetos no espaço. Com estas três leis chega-se a Lei da Gravitação Universal mais uma ferramenta para descrever como os planetas giram em torno do sol, os movimentos das marés e muito mais que veremos nos próximos textos.
O universo geostático de Aristóteles Ptolomeu e heliostatico de Copérnico Galileu
A estrutura do universo, segundo Aristóteles e Ptolomeu: a Terra ocupa o centro do universo, e os quatro elementos preenchem todo o espaço abaixo da esfera lunar. Acima dela, haveria uma série de cascas esféricas onde se moveriam os diversos planetas. A última casca seria o céu estrelado.
Os autores medievais aceitavam que a Terra era redonda, mas acreditavam no geocentrismo como fora