Concepção de leitura ATPS ETAPA 1
A leitura é muito importante em nossas vidas, sobre a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitores competentes, com o que concordamos prontamente. As principais questões destacadas são: O que é ler? Para que ler? Como ler? Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
Foco no autor; Koch (2012) afirma que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.
A leitura, assim, é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação auto-texto-leitor com propósitos constituídos sociocognitivo-interacionalmente.
Foco no texto: É uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”.
Se, na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor, nesta concepção cabe-lhe o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
Foco na interação auto-texto-leitor: O papel do leitor, em interação com o texto é de construir o sentido, considerando não só as informações explicitamente constituídas, como também o que é implicitamente sugerido, numa clara demonstração de que:
° a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor;
° a leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.
Estratégias de leitura;
Conforme cada titulo dado referente a um texto, temos a capacidade