Historia de alguns lugares do centro de fortaleza
A Praça do Ferreira é uma das principais praça da cidade, pode ser considerada como o coração de Fortaleza, se repararmos bem nos detalhes percebemos o quanto de histórias que ela possui. Um bom lugar para sentar, conversar, ver a movimentação e passar o tempo, é um local de referência e abriga vários prédios históricos em seu entorno como :
Edificio Cine São Luiz - 1958, Palacete do Pastor - 1914, Palacete Ceará - 1914, Protegido pela Lei Estadual, Farmácia Oswaldo Cruz, Hotel de 1933, Edificio Sul América. Tem uma Área: 7.603m2 e se localiza no centro da cidade, limitada pelas ruas: Major Facundo, Floriano Peixoto, Dr. Pedro Borges e Travessa Pará.
A praça tomou os nomes de:
Feira Nova: lugar onde se realizava as feiras semanais, deslocando o centro da cidade da Praça da Sé, para um novo logradouro.
Largo das Trincheiras: Não se sabe bem se foi por uma batalha entre holandeses e portugueses, ou por causa de um Senador que vivia ali e se apelidava de "trincheiras".
Pedro II: Em 1859 em homenagem ao imperador.
Do Ferreira: em 1871, após a morte do boticário Ferreira, em reconhecimento pelos relevantes serviços que prestou a cidade.
Municipal: Durou somente seis meses, depois retornou ao seu nome anterior.
Além dessas denominações oficiais também era popularmente conhecida por "Da Municipalidade", por estar defronte da Intendência Municipal.
Com tantas denomicões teve outro nome tambem conhecido popularmente como "Da Municipalidade", por estar defronte da Intendência Municipal.
Farmacia e Manipulação Oswaldo Cruz
A Farmácia Oswaldo Cruz foi a primeira farmácia de manipulação nos registros da história do Ceará, fundada em 29 de maio de 1934, de propriedade da Hortêncio Mota & Cia, mantém a aquitetura ainda da decada de 30,reservada e a exposição de objetos farmacêuticos antigos. A fachada da farmácia é a única que permanece intacta na Praça do Ferreira.
Edgar de Paula o novo proprietário nunca modificou nem a