produção do aluminio - processo bayer
A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita. Além deste, o único minério que serve de matéria prima para o metal é a nefelina (NaAlSiO4), um silicato de sódio e alumínio.
Bauxita é freqüentemente tratada como um mineral mas na verdade é uma rocha composta de minerais hidróxidos e oxihidróxidos tais como a gibbsita (Al(OH)3), a boehmita (γ-AlO(OH)), e diáspora (mineral) (α-AlO(OH)), assim como argilas, óxidos de ferro e hidróxidos, sendo que as proporções das três formas variam dependendo da localização geográfica do minério.
Da bauxita é extraído o alumínio, metal muito importante por ser utilizado na fabricação de carros, aviões, portas, janelas, panelas, etc. E um grande condutor de eletricidade e anticorrosivo.
A principal e maior jazida nacional encontra-se no vale do rio Trombetas, afluente do rio Amazonas, em Oriximiná, no Pará.
A maior parte da bauxita extraída no país é exportada para o Canadá e a menor parcela é destinada ao mercado interno.
Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação.
Além da Amazônia (vale do Rio Trombetas), o alumínio pode ser encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG). A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de alumínio.
Processo Bayer
Processo Bayer, no qual a bauxita é misturada a uma solução de soda cáustica e enviada à digestão, onde é aquecida sob pressão, ocorrendo a dissolução da alumina.
Moagem da bauxita
Adequar a granulometria da bauxita para o ataque da soda caustica
Digestão
Etapa do processo onde a gibsita e dissolvida
Clarificação
Separação dos sólidos (lama), que não foram dissolvidos na etapa de Digestão, do licor (rico em gibsita dissolvida)
Normalmente as técnicas