portugues
1 - A bauxita e a alumina representam os primeiros dois elos da cadeia de valor no caminho para o metal de alumínio e, a seguir, para os produtos de alumínio. A Hydro extrai a bauxita no Brasil.
2 – 2.1 A alumina (Al2O3) trata-se de um pó branco produzido pelo refino de bauxita.
2.2 A bauxita é a matéria-prima mais comum para fabricar a alumina destinada à produção do metal de alumínio.
2.1 Alumina - Al2O3 a alumina é conhecida também por oxido de alumínio . São necessárias cerca de duas toneladas de alumina para produzir uma tonelada de alumínio pelo processo de eletrólise. A alumina também é usada para uma série de outros fins, por exemplo, a purificação de água e como aditivo em diversas aplicações. A Hydro produz alumina na Alunorte, no Brasil, a maior refinaria de alumina do mundo. Uma parte é utilizada como base para a produção de alumínio da própria Hydro, mas grande parte é vendida a outras empresas.
2.2 Bauxita - As jazidas de bauxita se encontram principalmente num largo cinturão em torno do Equador. As minas de bauxita da Hydro estão localizadas no estado do Pará, na região Norte do Brasil. Uma parte significativa da bauxita da Hydro passa por refinamento nas próprias unidades da empresa, enquanto outra parte é vendida diretamente a outras empresas.
PROCESSO BAYER
3 – O Processo Bayer foi desenvolvido e patenteado por Karl Josef Bayer, em 1888, na Áustria. Antes de seu desenvolvimento, a Alumina era obtida pelo Processo de Le Chatelier, que consistia no aquecimento de bauxita com Na2CO3 a 1200°C, eliminação de aluminatos formatos por lavagem com água, precipitação através da ação de CO2 e posterior filtragem, obtendo-se o Al(OH)3. Tal processo tinha um custo muito elevado, e não apresentou resistência ao ser substituído pelo Bayer, que foi considerado o marco do nascimento da hidrometalurgia moderna, junto com o processo de cianetação para tratamento de ouro e prata.
A princípio, o processo Bayer era utilizado