historia da urbanização do rio de janeiro
Legislação Bairro a Bairro é um aplicativo georreferenciado desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), que permite a consulta de mapas com a legislação de uso e ocupação do solo de cada um dos bairros da cidade. O mapeamento da legislação pode ser utilizado livremente desde que se faça referência à SMU como fonte de informação.
Em 1902, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos sob administração do presidente do Brasil Rodrigues Alves* desalojou milhares de moradores e comerciantes para realizar reformas urbanísticas no centro da cidade. Estas obras foram realizadas num tempo de dois anos. A construção da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), do Cais do Porto e da Cinelândia referência da cultura carioca, e o alargamento das ruas se tornaram as maiores intervenções urbanísticas realizadas na época, sofrendo influências da cultura norte-americana na modernização urbana do estado.
Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro cresceu rapidamente, dominando os espaços naturais. A infra-estrutura está avançando cada vez mais para o interior, principalmente o sistema de transporte. A população começa a se tornar urbana, mesmo que continuem se dedicando à atividade agrícola. Com aumento de carros nas ruas, aumentam-se os problemas de congestionamentos de trânsito e poluição ambiental. A cidade está avançando para a periferia, surgindo assim, as cidades integradas que apresentam problemas de infra-estrutura em comum, sendo chamadas de região metropolitana. A favelização está aumentando consideravelmente, tornando-se necessário um planejamento de políticas habitacionais através de estudos ambientais e dos sistemas de transporte. Atualmente, as favelas se tornaram espaços semi-rurais, ou seja, espaços sem definição. Nesta região, muitas pessoas moram numa cidade e trabalham em outra. A aglomeração urbana reflete as diferenças sociais entre a população nos bairros.