Trabalho de campo geografia
A partir do nosso tema de estudo, Trabalho de Campo como Metodologia de ensino na Geografia, buscamos propor uma atividade que questione o olhar mais critico do aluno sobre a realidade e a paisagem que o cerca, tentando mostrar as diversas relações humanas que estão inseridas dentro de um contexto político e econômico. Por fim, aproveitando todo o contexto histórico da construção da cidade do Rio de Janeiro, visitaríamos pontos importantes da história negra e da cultura afro-brasileira, que é parte importante e vital, não só da cultura fluminense, mas também da cultura brasileira e é onde os estudantes poderão compreender os processos de transformação do Espaço Urbano.
O Trabalho de Campo seria dividido em duas parte, a primeira, onde seriam apresentados e discutidos conceitos como Urbanização, segundo SANTOS, Mobilidade Urbana, Espaço, segundo ALVES(1999) e Espaço Urbano, segundo LOBATO CORREA(1995). A segunda parte, seria apresentado e discutido o conceito de Africanidade, segundo GONÇALVES E SILVA, e a exposição da Cultura Afro-Brasileira, segundo SILVEIRA(2010).
1 - Planejamento
A) Definição dos Objetivos
Objetivo Geral
Compreender o processo de (re)organização do Espaço Urbano da cidade do Rio de Janeiro
Objetivos Específicos
Analisar e relacionar a transformação Urbana com o momento político local.
Desenvolver o questionamento e o entendimento da Africanidade em nossa cultura e sociedade.
Observar e identificar as conseqüências maléficas e benéficas para a população.
B) Sistematização dos Conceitos
Urbanização, SANTOS
Espaço, ALVES
Espaço Urbano, LOBATO CORREA
Africanidade, GONÇALVES E SILVA
Cultura Afro-Brasileira, SILVEIRA
Mobilidade Urbana
C) Escolha do Material Didático e Contextualização
Imagens, Vídeos e Mapas
Esses recursos serão utilizados para auxiliar no alcance ao objetivo do referido estudo, afim de não desprezar o conhecimento geográfico do aluno e interligá-lo com os elementos apresentados em campo de