Quimica
Segundo ABAL (associação Brasileira do Alumínio De 18/11/2012) Basicamente, são necessárias cerca de cinco toneladas de bauxita para produzir duas toneladas de alumina e duas toneladas de alumina para produzir uma tonelada de alumínio pelo processo de Redução. Então com esses dados o grupo chegou a conclusão que para ser feito quarenta quilos de alumínio são necessários duzentos quilos de bauxita.
Processo Hall-Heroult
Segundo o site (sandrealuminio De 18/11/2012) Neste processo, o alumínio se deposita no fundo da cuba, sendo extraído por sucção para cadinhos, que transferem o metal líquido à fundição para a obtenção do alumínio primário. Na forma de lingotes, vergalhões, placas e tarugos, o alumínio está pronto para a transformação em indústrias que atendem diversos setores.
Figura 1 – Processo Hall-Heroult
Processo Bayer
Segundo ABAL (associação Brasileira do Alumínio De 18/11/2012) O alumínio é produzido, basicamente, a partir da bauxita. Trata-se de um processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica. A bauxita de cor marrom-avermelhada deve sofrer um processo de purificação para que se possa extrair a alumina (Al2O3) de outras substâncias, como, por exemplo, o óxido de ferro 3 (Fe2O3). Para tanto, pode-se utilizar o processo Bayer, apresentado esquematicamente a seguir:
Figura 2 - Processo Bayer
O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
Discutir com sua equipe qual o tipo de eletrólise usada na obtenção do alumínio, qual a relação direta existente entre o alumínio, eletrólise e a