Produção de tomate
O tomate é um alimento que nos últimos anos, vem tendo uma grande participação no crescimento da agricultura familiar, consumido em todos os países, sendo um fruto que teve faseio adaptação no clima brasileiro e que cada vez mais as pesquisas procura aperfeiçoar sua cultura e produtividade, sua produção pode variar de cultura para cultura. É um alimento bem rico em vitaminas e minerais, um fruto que possivelmente se originou da família Lycopersicum cerasiforme. (WIKIPÉDIA, 2012).
Para que esse alimento seja produzido tem que ocorrer um custo de produção que varia de região para região, no mundo é produzido cerca de 200 milhões de toneladas e sendo China, Estados Unidos, Turquia, Itália, Espanha, Brasil e Irá, os principais produtores. (IBGE, 2010).
No Brasil todos os estados produzem o tomate, mais os principais são Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Pernambuco, temos alguns estados que produzem em grande quantidade para a indústria e para a mesa, outros produzem apenas para um setor. O tomate para processamento industrial, nos estados de Minas Gerais e Goiás, a produtividade média é de 80 toneladas de tomate por hectare, mas alguns produtores conseguem até 145 toneladas. Essa produtividade média supera a produzida no Chile e iguala aos Estados Unidos da América do Norte. (IBGE, 2010).
O estado de São Paulo produziu em média cerca de 276.553,00 toneladas de tomate rasteiro e cerca de 587.975,00 toneladas de tomate rasteiro na safra de 2011, a região de Jales produziu cerca de 3.700.671 toneladas, sabendo de todos esses dados surge uma pergunta, qual é o custo para se manter uma produção de tomate, que custo ele gera para o produtor e qual a media de lucro. (LSPA/IBGE, 2012).
Diante desses fatores será desenvolvida uma pesquisa sobre o custo de produção de tomate na região de Jales, através de um questionário com produtores da