Produção de NaOH
Produção de Hidróxido de Sódio (NaOH)
3TQN
Marcos Oliveira
Objetivo
Realizar a síntese do hidróxido de sódio pela metodologia industrial em pequena escala.
Introdução
O hidróxido de sódio, trivialmente denominada soda cáustica, é uma das bases mais utilizadas no mundo.
Na história um dos primeiros relatos do uso do hidróxido de sódio, foi por intermédio dos egípcios que o usavam na saponificação de ácidos graxos, desse processo origina-se o sabão.
Com o passar dos tempos outros processos de produção foram desenvolvidos, um dos mais importantes foi o proposto por Ernest Solvay. O processo utiliza para produção calcário e salmoura e foi bastante utilizado pelas indústrias durante os anos.
No procedimento experimental realizado em laboratório foi utilizado a reação entre CaO (Óxido de Cálcio) e Na2CO3 (Carbonato de Cálcio) em meio aquoso, por meio dessa reação obteve-se hidróxido de sódio.
Materiais e Reagentes
Água destilada;
Balança analítica;
Na2CO3;
Bastão de vidro;
Bico de Bunsen;
CaO;
Tela de amianto;
Tripé de ferro;
Béquer 250 ml.
.
Procedimento
Calculamos a massa dos reagentes necessária para obtenção de 10 g de NaOH. De CaO foram necessários 0,875 g e já de carbonato de sódio utilizamos 6,63 g.
O carbonato de sódio foi misturado a 100 ml de água e levado ao bico de Bunsen até sua ebulição. Após isso, a solução foi misturada ao CaO, já diluído em 200 ml de água, essa mistura deveria ser aquecida por 1:30 hs, mas nesta experiência mantivemos a solução por aproximadamente 30 minutos.
Por fim, a mistura foi resfriada em banho- maria até a temperatura de 25º C e realizada a retirada do carbonato de cálcio por meio de filtragem. Importante salientar que antes de passar por filtragem o carbonato de cálcio precipita dentro do béquer o que facilitou a realização da filtragem.
Portanto, conseguimos obter NaOH o que conseguimos