Produção de NaOH
A realização deste trabalho tem o objetivo de passar informações referentes ao NaOH (hidróxido de sódio). A divisão do trabalho é realizada de maneira que primeiramente será apresentado o histórico, onde foi sua primeira utilização, qual foi seu primeiro processo em escala industrial e seu segmento até se chegar no processo que temos hoje. Em sequência estará escrito as informações refentes a fispq (ficha de informação de segurança de produtos químicos) do NaOH, os diagramas de hommel das substâncias que participam do processo e suas utilizações nas empresas.
A parte do processo industrial: o pricípio de processo utilizado, como ele funciona, suas características, o que englobará também os equipamentos utilizados no processo, este sendo Eletrólise por célula de diafragma. Também sobre o controle analítico, armazenamento e transporte.
A última parte do desenvolvimento se dará pelo procedimento laboratorial da produção de NaOH, sendo elaborado de forma parecida com de relatório.
HISTÓRICO DO NaOH
Desde a antiguidade, o NaOH mais conhecido como Soda Cáustica, era aplicado ao uso cotidiano e industrial. O primeiro registro da utilização do NaOH foi dos egípcios, utilizado para a fabricação de primitivos do sabão.
A soda era produzida caseiramente através do Na2CO3 (carbonato de sódio), e com o passar do tempo o método se tornou desconsiderado devido a grande necessidade do NaOH comercialmente e industrialmente. E assim, após serem feitas pesquisas, foram desenvolvidos métodos que produziam o sal através de processos diferenciados e mais eficientes, sendo o primeiro em escala industrial o Processo de LeBlanc.
Processo LeBlanc
C.W.Scheele descobriu o cloro em 1774, oxidando o HCl (ácido clorídrico) com MnO2 (dióxido de manganês).
Scheele também descreveu as propriedades alvejantes do cloro, o que acabou levando a uma demanda de cloro e hidróxido de sódio em larga escala