Reciclagem
INTRODUÇÃO
A compostagem é um processo biológico em que os microorganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que é utilizado como adubo.
A função da compostagem é diminuir a quantidade de lixos orgânicos que produzimos. Se diminuirmos os resíduos sólidos, pouparemos espaço nos depósitos de lixos municipais.
COMPOSTAGEM DO MUNICIPIO DE PORTO NACIONAL – TO Nos últimos anos tem-se notado um aumento acentuado da produção de resíduos sólidos, devido a uma vida exageradamente consumista. Isso, lamentavelmente, se afasta de um modelo de desenvolvimento sustentável. Como conseqüência desse fenômeno, o tratamento e destino final dos resíduos sólidos do município de Porto Nacional tornaram-se um processo de grande importância nas políticas sociais e ambientais do município e dos paises mais desenvolvidos. A maior fração destes resíduos é ocupada pela matéria orgânica e um dos processos mais utilizados para lidar com esse material é a compostagem. A compostagem é um processo aeróbico de tratamento e estabilização de resíduos orgânicos para a produção de composto, nome dado ao fertilizante orgânico assim produzido. Durante a compostagem, a matéria orgânica é decomposta principalmente através da ação de microorganismos e enzimas, resultando na fragmentação gradual e oxidação de detritos. A compostagem é uma técnica reconhecida devido aos benefícios para a prevenção da poluição por resíduos orgânicos, além de propiciar a recuperação de solos agrícolas prejudicados devido à má aplicação de fertilizantes químicos, além do combate à erosão, melhora a permeabilidade do