Produção de Mel
Fábio Guilherme Mochiutti1 (FECILCAM) - guigomochiutti@hotmail.com
Carlos Diego Rosina2 (FECILCAM) - diegorosina_170@hotmail.com
Etienne Tainá Damaceno Ferreira3 (FECILCAM) - eti_tayna@hotmail.com
Resumo: A apicultura brasileira foi impulsionada após a fulga de algumas abelhas africanas de um apiário experimental que se acasalaram com abelhas de raça européia, originando a abelha africanizada, esta nova raça proporcionou um novo horizonte para a criação de abelhas no Brasil, trazendo consigo mais resistencia e maior produtividade . Fatores relacionados ao animal, ambiente e manejo, mostra para o apicultor formas para conseguir a melhor estrutura que seus apiários devem receber para aumentar a qualidade de seus produtos. Atualmente existem várias técnicas que possibilitam ajuda na criação desta cultura, trazendo consigo, um melhor aproveitamento dos recursos que as abelhas oferecem para o apicultor e estabelecendo metas para o futuro de um ramo que está cada vez mais forte no mercado competitivo. Os métodos utilizados para a realização da pesquisa foram o dedutivo, como método de abordagem, e o monográfico, como métodos de procedimento.
Palavras-chave: Apicultura; Criação; Africanizada.
1. Introdução
A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.
“O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que, aliado a presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorado.” (Corrêa Fernandes, 2003)
O presente artigo trata dos fatores