produção de mel
2- INTRODUÇÃO
Segundo Lorenzi(1992), a espécie florestal Ormosia arbórea (Vell.) Harms é uma espécie florestal de origem arbórea nativa no território brasileiro e tem como características morfológicas a altura de 15-20 m, com tronco de 50-70 cm de diâmetro, sua copa é frondosa, com folhas compostas imparipinadas, com 9-11 folíolos fortemente coriáceos glabros de 10-24 cm de comprimento por 5-10 cm de largura. Constituída de uma madeira moderadamente pesada (densidade 0,70 g/ cm³), bastante resistente, textura média, muito apreciada para decoração, um tanto resistente ao ataque de organismos xilófagos. A madeira é muito empregada na confecção de móveis de qualidade, painéis, lambris, lâminas faqueadas, para acabamentos internos em construção civil. A árvore proporciona ótima sombra e é bastante ornamental, usada geralmente na arborização de ruas e avenidas. Pode também ser empregada para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Do ponto de vista fenológico, conforme Figliolia e Rodrigues (1995) a Ormosia arbórea (Vell.) Harms, floresce durante os meses de outubro-novembro e os frutos amadurecem em setembro-outubro, entretanto, permanecem na árvore por muitos meses. A obtenção de sementes é feita através da colheita manual, colhendo-se os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, o que é facilmente notado pela exposição da cor vermelha das sementes. Os frutos assim obtidos devem ser em seguida levados ao sol para completar abertura e liberação das sementes. .
Através de pesquisas já realizadas tais como em Lorenzi (1992) verificou-se que as sementes devem ser semeadas em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambientes sombreado, deves-se cobri-las com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes